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  • Saymon César

Os Primeiros Passos da Jornada do Afiliado

Todo consultor de vendas precisa de uma agenda de clientes. Mas qual foi o caminho que ele fez para consegui-la?


Não é difícil encontrar pessoas que tentam se enveredar por uma trajetória de afiliado digital e, no fim, acabam se perdendo por um erro simples: divulgar para quem ainda não conhece.


Não é culpa dos iniciantes. As pessoas estão habituadas aos conceitos de carreiras offline, onde um consultor de vendas, por exemplo, precisa estar próximo ao público-alvo para criar um relacionamento com os potenciais interessados nos produtos e então iniciar a etapa de vendas.


Por outro lado, em uma carreira online você não precisa estar num ponto físico para encontrar seus clientes. Mas pode espalhar seu produto para uma enorme gama de pessoas ao mesmo tempo via internet, transformando redes sociais, sites ou blogs em seus anunciantes 24hs por dia e para o mundo todo.


Mas então, como fazer com que as pessoas cheguem até o seu "ponto de venda virtual"?


Vamos falar sobre os principais pilares que norteiam a jornada de um afiliado para o sucesso.



Passo 1: Atraindo a Audiência

A primeira atitude que você deve tomar é entender o seu público-alvo. Pensar numa estratégia eficaz para fazer com que as pessoas se interessem por você e pelo seu conteúdo criará uma sinergia natural com a sua audiência e fará com que você não pareça um vendedor.


A entrega de valor é um dos pilares do marketing de conteúdo, onde basicamente você é o responsável por fornecer informação relevante para seus seguidores. Ou seja, não importa o assunto do qual você quer falar, mas sim, o que o seu público espera de você.


Assim sendo, se você pretende ser um afiliado digital de um curso de culinária japonesa, por exemplo, não se acanhe em entregar as melhores receitas que você tiver, de forma planejada. As pessoas terão confiança em adquirir o produto que você futuramente virá a divulgar.



Passo 2: Escolhendo um Canal

Por influência de grandes nomes atuantes no mercado, é comum que os novos influenciadores digitais tentem a estratégia de geração de conteúdo por diversos canais diferentes.


O problema de fazer isso é que, por falta de domínio e experiências nas ferramentas disponíveis, como software de e-mail, páginas de negócios no Facebook, canais no YouTube etc; os afiliados digitais acreditam que a presença é mais importante que a qualidade dos conteúdos, fazendo com que muitos deles não sejam interessantes e sejam facilmente esquecidos pela audiência.


A questão acima também leva à desmotivação do próprio criador de conteúdo e, por consequência, os canais de comunicação são abandonados ou não possuem a assiduidade necessária para gerar a devida confiança no público. Sendo assim, o próprio afiliado desanima e tenta diversas outras alternativas seguindo o mesmo princípio: presença é mais importante que qualidade.


Não se preocupe em começar com apenas um canal. Se o seu forte é gerar conteúdo para blog, determine a assiduidade, confira se você consegue manter o ritmo que propôs em publicações e o mantenha até que possa migrar para outro canal, gerando impacto imediato na sua audiência.



Passo 3: Planejando o Conteúdo

Como mencionamos anteriormente, você não deve se preocupar em gerar conteúdo frequente se sua audiência não o acompanha, ou se suas publicações não surtem o efeito de realmente fazer diferença na vida das pessoas.


Portanto, compreender as necessidades da audiência é um trabalho frequente, exige planejamento e se aplica a qualquer meio de comunicação digital, do blog ao vlog.


Não se apresse em escrever conteúdos. Analise friamente o que a sua audiência procura ou em que estaria interessada, e só então gere aquilo que você é capaz de fazer de forma planejada e constante.


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